sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Procon divulga pesquisa sobre cobrança de serviços dos Bancos Brasileiros

O Procon adverte a respeito de “pacotes” vendidos aos correntistas, as chamadas "vendas casadas"
(foto; divulgação)
Pesquisa de tarifas bancárias da Fundação  Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, revela que a diferença de preço entre tarifas de serviços prioritários em diferentes  bancos pode chegar a 433%.
Trata-se do serviço de pagamento de contas com a função crédito do cartão, que pode variar de R$ 3,00 reais no Banco do Brasil a R$ 16,00 reais no Santander, segundo o Procon. O preço médio para esse serviço é de R$ 9,88 reais.
A pesquisa comparou as tarifas de serviços prioritários e os preços de pacotes padronizados de sete instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Safra e Santander. As tabelas foram coletadas nos sites dos bancos. Também foram comparados os preços vigentes em 10 de julho de 2013 com aqueles vigentes em 16 de maio de 2012, para verificar sua evolução dentro de uma mesma instituição.
Também foram constatadas grandes diferenças em outras duas tarifas. A de operação de câmbio - venda de moeda estrangeira em espécie registrou uma variação de 227,00% entre o banco mais caro e o mais barato. A Caixa e o Santander cobram 20 reais pelo serviço, enquanto que o HSBC cobra R$ 65,40 reais. A média é de R$ 41,06 reais.
A outra foi a diferença de 200,00% para a tarifa de Cartão de Crédito Básico. A Caixa e o Itaú cobram R$ 5,00 reais, enquanto que o Santander cobra R$ 15,00 reais. O preço médio é de R$ 8,49 reais.
Neste ano, o Conselho Monetário Nacional decidiu que, além do pacote padronizado de serviços prioritários já previsto anteriormente, os bancos deveriam passar a oferecer mais três pacotes-padrão. Assim é possível para o consumidor comparar pacotes com os mesmos serviços em diferentes instituições.
Em sua análise, o Procon constatou que a maior diferença de preço foi encontrada no Pacote Padronizado I. O menor valor, cobrado pela Caixa, é de R$ 9,50 reais, enquanto que o HSBC cobra pela mesma cesta um valor de R$ 13,50 reais. A diferença é de 42,11%.
A comparação entre as diferentes épocas mostrou que apenas o HSBC manteve o valor deste pacote. As demais instituições reduziram seus preços.
O Procon ainda adverte a respeito de “pacotes” vendidos aos correntistas sem a autorização dos mesmos. Exemplos; Titulos de Capitalização, seguros de vida, crédito consignado, cheque especial, entre outros serviços que visam aumentar o número de “estrelas”, ou o patamar do cliente.
Esses serviços precisam estar bem explicados ao correntistas e eles cientes do que estão assinando, senão os “gerentes” estão fazendo a chamada VENDA CASADA, prática abusiva e ilegal. Se você tem casos como estes, procure o seu banco e seu gerente para receber informações sobre os pacotes os descontos que você desconhece em seu extrato. Se o mesmo não colaborar procure o Procon para se informar a respeito de seus direitos.
Confira os principais pontos sobre a evolução dos preços em cada banco entre maio de 2012 a janeiro deste ano, segundo o Procon:
BANCO DO BRASIL
·         Redução em 30 tarifas, sendo a maior queda uma variação negativa de 80,00% na tarifa para o serviço “CARTÃO DE CRÉDITO BÁSICO - Pagamento de contas utilizando a função crédito”.
·         7 tarifas não sofreram alteração no valor cobrado.
·         Deixou de cobrar pela tarifa “CADASTRO”.
·         Passou a cobrar pelos itens “EXTRATO mês” e “EXTRATO movimento”
·         Redução em 23 tarifas, sendo a maior queda uma variação negativa de 46,00% nas tarifas dos serviços “EXTRATO movimento” e “EXTRATO movimento”.
·         Aumento em 2 tarifas, sendo a maior alta uma variação positiva de 5,51% na tarifa do serviço de “EXCLUSÃO CCF”.
·         15 tarifas não sofreram alteração no valor cobrado.
CAIXA
·         Redução em 24 tarifas, sendo a maior queda uma variação negativa de 50,00% na tarifa do serviço “EXTRATO mês”.
·         12 tarifas não sofreram alteração no valor cobrado.
HSBC
·         Redução em uma tarifa, com variação negativa de 44,44% para o serviço “CARTÃO DE CRÉDITO BÁSICO – ANUIDADE Internacional”.
·         Aumento em 14 tarifas, sendo a maior alta uma variação positiva de 50,00% na tarifa do serviço “CARTÃO DE CRÉDITO BÁSICO”.
·         23 tarifas não sofreram alteração no valor cobrado.
ITAÚ
·         Redução em 22 tarifas, sendo a maior queda uma variação negativa de 40,00% na tarifa do serviço “CADASTRO”.
·         Aumento em 2 tarifas, sendo a maior alta uma variação positiva de 19,33% na tarifa do serviço CARTÃO DE CRÉDITO BÁSICO.
·         17 tarifas não sofreram alteração no valor cobrado.
SAFRA
·         Redução em 20 tarifas, sendo a maior queda uma variação negativa de 60,00% na tarifa do serviço “CADASTRO”.
·         20 tarifas não sofreram alteração no valor cobrado.
·         Passou a cobrar o item “SAQUE correspondente”.
SANTANDER
·         Aumento em 18 tarifas, sendo a maior alta uma variação positiva de 100,00%, em todos os itens da tarifa do serviço de “OPERAÇÃO DE CRÉDITO - VENDA e COMPRA de moeda estrangeira”.
·         23 tarifas não sofreram alteração no valor cobrado.


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