quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

"A prevenção ainda é o maior índice de cura"

ACCa, Patrimônio humanitário de São Sebastião do Paraíso


Sede da Associação
(foto; divulgação)
No fim de 2013 a Associação de Combate ao Câncer (ACCa), completou 13 anos de existência. 13 anos de um trabalho intenso, precioso, e de uma importância específica para uma parcela da população que sofre com câncer, que está entre as 10 doenças que mais mata no mundo, segundo a Organização Mundial da saúde (OMS). Um trabalho também pouco conhecido e talvez pouco valorizado pelo poder público.
E a grande valorização vem da comunidade paraisense e de comunidades vizinhas. Portadores e familiares perceberam a credibilidade e a força da assistência integral aos doentes que a associação oferece e o reconhecimento do esforço de Rosângela Aparecida Oliveira Elias, a fundadora da ACCa. Mulher que se tornou exemplo de força, motivação e fé.
Rosângela foi diagnostica com câncer nos ovários em 2000. Desde então, ela se sensibilizou pelos pacientes necessitados, abraçou a causa em prol das pessoas com câncer, homens, mulheres e crianças, carentes de recursos financeiros e necessitados de apoio psicológico.
Posteriormente, teve câncer no intestino e, o terceiro foi no fígado. Ela foi uma guerreira que buscou forças para poder ajudar ao próximo. Assim que teve a ideia de ter uma casa que apoiasse estes pacientes, ela começou a fazer parcerias e a buscar pessoas para abraçar essa nobre causa.

Logomarca da instituição
Em um balanço realizado em 2013 divulgado com exclusividade para o Blog, a instituição passa por um momento positivo e crescente no que diz respeito aos atendimentos e trabalhos realizados com os portadores da doença. Contando com todas as especialidades cedidas, em todo o ano foram realizados mais de 1900 atendimentos, internos e externos.  
A entidade também faz doações de medicamentos, produtos especiais aos portadores de câncer cadastrados e visitas periódicas de acompanhamento. Há casos, em que a situação é tão ruim, que a entidade ajuda financeiramente às famílias.
A ACCa também distribui cestas básicas, remédios, fraldas e dietas especiais com legumes, verduras e frutas, além de suplemento alimentar. Faz empréstimos de cadeiras de rodas, de banho, cama hospitalar, colchão caixa de ovo, colchão d’água, perucas, próteses mamárias e livros, todos de acordo com a necessidade do doente.
Para ajustar na questão financeira a ACCa recebe uma subvenção da Prefeitura Municipal (valor não informado) e realiza diversos eventos para arrecadar fundos. Como o Bingo Beneficente que é o mais aguardado por todos, as Festas do dia das Mães e a Junina que são um grande sucesso.

Bingo Beneficente, o mais esperado de Paraíso
(foto; divulgação)
Os números mais importantes são que atualmente a instituição tem 324 cadastrados, destes, 67 são novos e foram muito bem acolhidos. São 106 pacientes em tratamento, e 218 pacientes estão com a doença controlada.
Para manter viva a esperança de dias melhores e trabalhar o emocional dos pacientes e entidade proporciona passeios, confraternizações, palestras motivacionais, oficinas de convivência com pintura em tela, tecido e mosaico. Trabalho que depois é vendido para arrecadar fundos.

A Associação de Combate ao Câncer de Paraíso já recebeu os seguintes certificados:

Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA
Atestado de Registro de Entidade de Assistência Social – SEDESE
Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde – CNES
Certificado de Registro Cadastral de Convenente – CAGEC

Se você ainda não conhece esse trabalho visite a instituição;
ACCa - Associação de Combate ao Câncer
Rua Alferes Patricio, 755 – Centro
São Sebastião do Paraiso – Minas Gerais 
 CEP: 37950-000
Telefone: (35) 3531-6207 | E-mail: accassp@hotmail.com
Visite o site:


Nenhum comentário:

Postar um comentário