quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Apagão atinge 63 cidades mineiras e deixa 230 mil pessoas sem energia

Faltou luz por quase uma hora em Minas na tarde desta terça-feira (4)



Uma falha no Sistema Interligado Nacional deixou 63 cidades mineiras sem energia na tarde desta terça-feira (4). O apagão, observado no sudeste e no sul do Brasil, atingiu 230 mil habitantes em Minas durante 56 minutos, segundo a Cemig.

De acordo com a concessionária, a pane desligou o sistema às 14h02. O Operador Nacional do Sistema Elétrico determinou a religação às 14h48 e, às 14h58, segundo a Cemig, todos os consumidores tiveram a energia restabelecida.
As causas do apagão são estudadas. Em Minas, foram afetadas cidades na Grande BH e regiões leste, sul e Triângulo. Além da região de Venda Nova, em BH, foram atingidas cidades como Uberlândia, Uberaba, Lavras e Caxambu.


Linhas de Transmissão
(Foto; Marcelo Cabrall)
"Perturbação no sistema"

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), o problema do fornecimento de energia, que afetou mais de um milhão de residências em SP, RJ e PR, teria ocorrido na linha de interligação Norte/Sudeste, derrubando o fornecimento
"Uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões", disse o órgão em nota.
O apagão ocorre um dia após o órgão divulgar consumo recorde de energia, por conta da forte onda de calor dos últimos dias, o que aumenta a demanda pelo serviço. De acordo com o ONS, na última segunda-feira (3), o consumo nacional atingiu 84.331 MW. Somente no sistema Sudeste/Centro-Oeste o recorde foi de 50.854 MW.

Confira a lista de cidades atingidas em Minas, de acordo com levantamento da Cemig:

Região Metropolitana de Belo Horizonte: região Venda Nova, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas , Baldim e Santana do Riacho.

Leste de Minas: Poté, Ladainha, Malacacheta, Franciscópolis, Novo Cruzeiro, Setubinha, Ladainha, Chapada do Norte, Jenipapo de Minas, Caraí.

Oeste de Minas: Arcos, Santo Antonio do Monte, Passos, São João Batista do Gloria, Fortaleza de Minas, Alpinópolis.

Sul de Minas: Bom Sucesso, Ibituruna, Itutinga, Santo Antonio do Amparo, São Tiago, Nazareno, Ijaci, Oliveira, Santana do Jacaré, Lavras, Baempeti, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Soledade de Minas, São Tomé das Letras, Juruaia, Muzambinho, Bom Jesus da Penha, Nova Resende, Monte Belo, Cabo Verde, São Pedro da União, Guaxupé, Guaranésia.

Triangulo Mineiro: Tapira, Araxá, Pratinha, Uberlândia, Carmo do Paranaíba, Serra do Salitre, Rio Paranaíba, Patos de Minas, Arapuá, Lagoa Formosa, Tiros, Matutina, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Presidente Olegário, Lagamar, Coromandel, Uberaba.

São Sebastião do Paraíso ficou fora da lista, mas houve relatos de falta de energia em alguns pontos da cidade.

Informações do Portal R7.


Nenhum comentário:

Postar um comentário