segunda-feira, 12 de maio de 2014

SC de Passos bate recorde com 3ª cirurgia na semana de captação de órgãos

Novela Global mostra mesmo caso e abre espaço para a discussão sobre o tema

 
 Um recorde na Santa Casa de Passos, fez desta, uma semana atípica com a 3ª cirurgia de captação de órgãos. Assim, a equipe no bloco cirúrgico, comemorou os resultados bem sucedidos dos procedimentos, que vão fortalecendo a referência da Santa Casa de Passos nesse tipo de atividade. Sem dúvida, foi uma semana em que superou o número de doações na Santa Casa. Desta vez, foram captadas as córneas de uma paciente de 56 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC).


   A cirurgia sob a coordenação do nefrologista, intensivista e coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), da Santa Casa de Misericórdia de Passos, Giovanni Verçosa, durou cerca de três horas, sendo que as córneas da paciente foram destinadas para transplante ao Banco de Córneas de Alfenas.

   Para Giovanni “o fundamental para esse tipo de atividade é o apoio e estrutura física, tecnológica e humana do hospital, bem como a capacitação dos funcionários, aptos a realizar com sucesso, o procedimento cirúrgico. Sem dúvida, a Santa Casa, em total e continuo crescimento, nos dá condição para diagnóstico rápido e preciso, além da equipe da CIHDOTT, composta por profissionais de nosso hospital, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social, entre outros”, explicou.

   A equipe que compõe a CIHDOTT vem sendo treinada e habilitada para esse tipo de procedimento e, conforme Giovanni Verçosa, o mais gratificante é que, graças ao trabalho de conscientização da Comissão, junto aos familiares e comunidade, a Santa Casa tem recebido grande quantidade de doações.

   “Um hospital do interior, como a Santa Casa, conseguir se organizar, montar e oferecer essa estrutura para que a gente possa ter uma doação de maneira tão rápida e precisa é excepcional. Foi fantástico conseguir tudo isso numa só semana”, arrematou o médico.

   Nas duas cirurgias realizadas no dia 05 de maio último foram captados dois corações, quatro rins, um pulmão, dois fígados e quatro córneas destinados aos municípios de São Paulo, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Alfenas e Brasília. Na tarde de ontem, a Santa Casa recebeu notícias de que os pacientes transplantados passavam bem, mantendo o quadro estável de saúde, outro motivo de comemoração no hospital.

   Para o provedor, Vivaldo Soares Neto, procedimentos como as cirurgias de captação de órgãos, reforçam a Santa Casa como hospital Acreditado, nível III, de excelência, com desenvolvimento tecnológico e humano. “Estamos felizes especialmente pela solidariedade dos familiares, ao autorizarem a doação dos órgãos de seus entes queridos. Esse ato salva outras vidas e isso, com certeza, nos nutre de esperança”, destacou.

Novela mostra mesmo quadro

   Nesta semana, o Brasil inteiro se emocionou com a história do personagem Kadu, da novela de Manoel Carlos, Em Família, que passou por um transplante de coração, quando corria risco de morte, caso não encontrasse um doador compatível. 

   A cirurgia bem sucedida, sem dúvida, trouxe esperança a muitos pacientes que se encontram na mesma situação do personagem. Coincidentemente, na noite em que a novela mostrava o passo a passo da cirurgia, desde a captação do órgão, transporte de helicóptero e chegada para o transplante, também a Santa Casa de Misericórdia de Passos (MG), passava pela mesma experiência. Graças à doação de órgãos múltiplos de duas pacientes do hospital passense, vítimas de acidente automobilístico, onze vidas foram beneficiadas com perspectivas de grande sucesso. Essa notícia contagiou e sensibilizou a comunidade de Passos e região, pois com certeza, o trabalho da Santa Casa teve uma repercussão e valorização maior, devido ao reforço da exibição do mesmo quadro na novela global.


   Certamente, temas como o transplante, exibido no capítulo da novela desta semana, além de abrir a esperança para tantos ”Kadus”, valorizam ainda, hospitais que trabalham de forma dedicada e séria com a doação de órgãos para transplante, como tem sido feito em nossa Santa Casa. Por outro lado, é também um incentivo para sensibilizar pessoas, a manifestarem aos familiares, o desejo de serem doadoras”, aposta o provedor.

Com informações do Departamento de Comunicação da Santa Casa de Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário