terça-feira, 22 de julho de 2014

Quem vê CARA não vê CORAÇÃO... Voltei:

Não tem sessão ordinária na Casa do Povo, mas assunto na boca do povo é o que não falta, então vamos dar os pitacos do que está acontecendo na cidade.

Vamos lá:

Causo 01 – Começou...

Acabou a Copa e agora o que se espera é que os políticos pensem no povo, opss, no povo? tá loco ô sô... "Eu tenho que pensar é no meu futuro político." (pensamento comum nessa classe de "profissionais"). Já tem outros (aliás, em número significativo), que tem um extensa ficha de seu legado na política. Um exemplo disso é o que encontrou numa dessas fichas, o Procurador Regional Eleitoral Patrick Salgado, que impugnou a candidatura do Deputado Federal Carlos Melles, que foi condenado por abuso de poder econômico e político. A defesa do Deputado ainda não se manifestou, mas é bom o fazê-lo com urgência, pois o prazo é curto. E agora? Quem poderá me defender?

Causo 02 – Novela...

Já para os taxistas, a coisa não está nada boa e alguns alvarás estão sendo cassados, cumprindo a determinação do Ministério Público, afinal, como se diz na gíria: "quem tem... tem medo...", e ninguém quer ser enquadrado por improbidade administrativa, pelo menos se toma os devidos cuidados né? A Promotora recomendou ao Prefeito Reminho a anulação das autorizações provisórias por terem sido concedidas ilegalmente aos taxistas conforme as leis federais 8.987/95 e 8666/93 e ainda deu o prazo de 15 dias para regularização e proceder à licitação. (será que vai dar tempo? tem uma campanha mais importante no caminho, ui.... cala-te boca!)

Causo 03 – Capítulos sem fim...

Segundo informações conseguidas na moita (moita no caso de Maritaca é na copa das árvores, de cima se vê melhor!), alguns taxistas continuam trabalhando irregularmente, ou seja, desafiando a Lei. Os trabalhadores, mesmo sem cumprir os detalhes para exercer a profissão, continuam rodando. Ai vem a pergunta: Mas tem alguém para fiscalizar? Claro que muitos profissionais dependem dessa regulamentação para sobrevivência, mas onde está a comissão dos taxistas? Alguém está preocupado com a Lei? Isso não é assunto para o legislativo trabalhar até a resolução final? Ah, mas estamos em recesso!

Causo 04 – Doce pra que te quero? Não posso, estou doente;

Não está nada doce a vida dos diabéticos em Paraíso. Por incrível que pareça, o medicamento Cloridrato de Metformina, de uso contínuo para os portadores do diabetes sumiu das três Farmácias Municipais. O mais interessante é que em qualquer boteco (no bom sentido é claro) farmacêutico o produto é encontrado. Nem a Prefeitura e nem a nova Secretária de Saúde se manifestou. Alias falta de manifestação da antiga Secretária de Saúde já é uma praxe, a nova pode mudar isso, ou vamos ter que esperar só pra depois de 05 de outubro. Porque ela volta, pode apostar!

Causo 05 – Novidade boa...

Mas a nova Secretária de Saúde, Adriana é muito simpática, também competente, dedicada e eu gosto muito dela. Esperamos que esses atributos tenham sido decisivos para sua escolha, a população está carente de um carinho na palavra. E tomara que ela continue assim. Mas o que ainda não foi ventilado, é a recusa do seu Ademar Pascoalino para o cargo, alguma coisa está cheirando mal, mas como descobriram que cheirar flatulência pode até curar câncer...

Causo 06 – Esse vai longe, cuidados hein?

Quem é guerreiro mesmo é o Secretário Cícero. Além de bater de frente e brigar muito pelo que faz, ainda vem a público esclarecer o atraso nos pagamento das bolsas de estudos e remuneração de professores do IFSULDEMINAS. E não é um atrazinho de nada, são 3 meses. Mas os valores já estão disponíveis. Ponto pro Cícero.

Causo 07 – Dinheiro pra que dinheiro?

Depois de um início arrasador, com promessas mirabolantes, a capacidade de pagamento da Prefeitura anda meio em baixa. E a falta de dinheiro é contagiosa, tanto que já pegou o setor de Epidemiologia. Os transportadores dos agentes já sofreram atrasos e pagamentos em dias diferentes. A informação, meio sem nexo, diz que é um problema entre a Prefeitura e as empresas de ônibus. Ah vá!!!!! Se usou tem que pagar.

Causo 08 – Processos que não param!

O Prefeito Reminho já processou o Marcelo Morais, e não sei como anda esse processo, agora mandou mais um processo, desta vez contra um cidadão que postou um vídeo na internet na época da eleição municipal, pedindo R$ 15 mil de indenização. O vídeo faz uma analogia com o personagem João Plenário, político notoriamente corrupto. Claro, Reminho ficou uma fera, soltou faíscas para todos os lados. As más línguas por aí estão dizendo que o processo é retaliação e intimidação política, já que na rede se posta de tudo. Vamos ver o andar da carruagem.

Causo 09 – Nasceu o trabalho...

Neste momento de seca, pelo menos uma nascente reapareceu. É a Nascente das Gerais que resolveu trabalhar, uma salva de palmas. Além de recapear alguns quilômetros de rodovias que administra, ajeitou a curva da morte (já tem vereador pensando em mudar o nome, talvez de algum eleitor), até orientação aos motoristas está acontecendo, campanha contra queimadas e animais na pista, acho que já dá até para baixar o preço do pedágio, que tal?

Causo 10 – Birrinhas e birronas...

Para terminar, é bom esclarecer para um certo vereador, (a qual não citaremos nome, até porque nem sabemos, rsrsrs), quanto ao posicionamento do presidente do PMDB local, Marcelo Morais quanto a candidatura de Daniel Mendonça. Marcelo informou logo após as convenções, de que não apoiaria a candidatura do vice-prefeito à deputado estadual, mesmo ele sendo o presidente do PMDB. O candidato está inscrito no Diretório de Belo Horizonte e nem ficha no partido tem em Paraíso. Apesar disso a cúpula política considera boicote, que Marcelinho garante que não. A briga está ainda no primeiro round.

Causo 11 – Homenagem...


Na última sexta-feira, morreu no Rio de Janeiro o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras João Ubaldo Ribeiro. E essa lacuna, aliada a falta de reuniões na Câmara Municipal, fazem muito mal a nossa língua. O sentido da palavra língua fica por conta do leitor, Até semana que vem.

TV Paranaíba/Rede Record ganha nova sintonia em São Sebastião do Paraíso


Na tarde da última segunda-feira (21), a TV Paranaíba, afiliada da Rede Record na região está sendo sintonizada em outro canal em São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste de Minas Gerais.

A emissora com sede em Uberlândia, retransmite a programação da Rede Record e produz sua programação local conforme a chancela dos programas produzidos pela rede.

O sinal que era sintonizado no Canal 14 em UHF sofreu uma alteração. O novo canal da TV Paranaíba/Rede Record passa a ser o Canal 11 em VHF. Para receber o sinal da emissora em sua casa, os telespectadores devem fazer uma nova busca em sua televisão e possuir uma antena que receba os canais na faixa VHF.

NOTA DO BLOG: O Canal 11 está registrado na ANATEL como sendo da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, tendo como geradora a Rede Record. O "Mente Aberta" deixa aqui o nosso parabéns para a emissora e para a prefeitura que regularizaram o canal conforme conta no Ministério das Comunicações.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Dona Maritaca ataca novamente

Pensaram que Dona Maritaca tinha sumido? Que nada fui ver se conseguia entrar nos estádios da copa... Adivinhem? Nada, o Maximo foi ver a FAN FEST... Mas a vida continua:

Causo 01 – Bandeira 1;

"E abrem-se as cortinas e recomeça o espetáculo!" Pois é... Eu queria mesmo é ir para a Copa e de taxi, Ops! Mas taxi é proibido em Paraíso (acho que só pode ir de jegue...), teve até taxista preso porque não tinha alvará? (Deve ter um monte de carros que tem alvará melhor que de casas noturnas na cidade, não é?). Voltando ao assunto a indignação foi geral. “Isso é abuso da Polícia?”disseram os grandões; E onde andam os representantes do povo? Assistindo a Copa? Esse assunto já circulou pela "Casa do Povo" e "corajosamente", nossos nobres edis botaram o "rabo entre as pernas" e afinaram quando tinham que decidir.

Causo 02 – Bandeira 02;

A história continua, a denúncia chegou à Comissão de Direitos Humanos e, finalmente, sob pressão, foi aprovada e regulamentada a atividade de taxista, (será que vai servir basicamente de palanque eleitoral?). Bem, no momento, seu Ademar vai poder trabalhar sem ser preso, apesar dos seus 70 anos.

Causo 03 – Bandeira 03... Essa custa caro!

Ufa, em Paraíso tem overdose de taxis e de moto taxis, (esses que se cuidem também, se não se organizarem, sei não). Overdose maior que de Copa! Não acabou não, o projeto teve 15 emendas (algumas emendas estão mais para palpites infelizes), ainda não se sabe quem vai fiscalizar. No final, uma coisa ficou certa: quem vai pagar a conta (a maior) é o povo, o usuário do serviço de taxi; E a tarifa? Ahhh,  a tarifa ficou mais salgada do que a pizza do Eddy.

Causo 04 – Eleições 2014;

Definidos os candidatos para o pleito de outubro, a guerra-fria (como nos tempos da União Soviética e Estados Unidos), mesmo escondida nas paredes tanto do Legislativo como do Executivo estão latentes e gritantes. O presidente da casa do povo não vê a hora de mudar para a nova sede, pelo menos para aliviar essa tensão. Um exemplo claro disso é o projeto de implantação de captação de energia solar nas casas populares em construção na cidade. Todos os vereadores aprovaram, mas depois do veto do Prefeito a "opinião" de alguns já não bate com a original, isso é um choque. Agora o "bicho vai pegar", como se diz na árvore que eu moro "Manda quem pode, Obedece quem tem juízo."

Causo 05 – Independência ou rua?

Falando em mandar, a Promotora não entendeu bem a questão dos taxistas e recusou a regulamentação. O que teve de gente soltando faísca pelas ventas foi uma grandeza e nessa de mandar e desmandar, pelo menos bem nos bastidores, teve quem afirmou que isso poderia custar o cargo dela. Será? Onde está a independência dos poderes? Existe mesmo?

Causo 06 – Birrinhas a parte, sei fazer também;

Já no estilo Felipão (bateu, levou) o Zé das Graças revidou: vetou os cargos de comissão na Secretaria de Obras (o projeto da energia solar é dele), falou que vai estudar. Estudar é fundamental (pode até mudar o país), mas birrinha não leva ninguém a lugar nenhum, até porque cargos de comissão na Secretaria de Obras tem uma importância...

Causo 07 – Disciplina nele;

E outra coisa, com isso o vice-presidente teve uma overdose de Zés, se ele já estava pê da vida com um, agora são dois. Isso é retaliação? Que nada Valdir, nesse projeto que inclui disciplina, o presidente quer colocar disciplina na Casa, é prerrogativa... (pelo menos até o final deste ano).

Causo 08 – Novo presidente;

A cerca do fim do ano... Já tem indícios de negociações para elegerem o novo presidente da câmara; Se me lembro bem, ouve empate na primeira, e por ser mais velho, o Zé levou a melhor... Vamos aguardar... Mas na casa do povo as paredes falam...

Causo 09 – Recesso;

Agora é o recesso (tem vereador que está de recesso há um ano e meio). O "trabalho" volta somente dia 7 de agosto... Mês de cachorro louco... E deve voltar quente... Como sempre...

Causo 10 – É ou não é?

Já do outro lado, o clima é de eleição, pelos corredores da Prefeitura Dr. Daniel anuncia aos quatro ventos, tufões e tsunamis, que o PMDB aceitou sua candidatura a deputado estadual. Até aí todo mundo já sabia. Mas o PMDB local anunciou que não vai apoiá-lo. A coisa é no mínimo sem pé nem cabeça. O candidato não ter na sua cidade o apoio do diretório local... Isso ainda vai dar pano pra manga;

Causo 11 – Põe nome gente;

Pior e mais bizarro ainda é o vice-prefeito postar uma caricatura dele nas redes sociais e pedir para os internautas a batizarem. Teve cada nome que Pelo Amor de Minha Santa Maritaca. Acho que o melhor nome foi Mendonçinha. Muito meigo e carinhoso. Melhor que Fuleco e ainda é popular. Em vez de "santinho" para a campanha pode fazer um álbum de figurinhas, que tal. Cuidado na escolha Dr. Daniel, pode pegar mal...

Causo 12 – Processei e não nego! Cuidado comigo...

E não é que o Prefeito mandou um processo em cima do Marcelinho? E não escondeu mostrou pra todo mundo antes de mandar para o Fórum. E o Marcelo também não se fez de rogado e disse: "Vem quente que estou fervendo!" (é um Tremendão). E agora, por conta do período eleitoral, aquela briga caseira entre a Assessoria de Comunicação e o Marcelinho, fica congelada até o final das eleições... Fico triste, pois é motivo de diversão...

Causo 13 – Avisos, Ameaças e sugestões...

Falando em Marcelinho, coisas sobre ele estão rolando "aos borbotões" como diz a propaganda da Copa. Claro que só notícias ruins, boatos, avisos, ameaças e digamos... sugestões para o professor... Uns dizem que é politicagem, outros dão a maior força e pedem para ele continuar. Mas ele já confirmou que vai continuar a bater o pé de informar tudo que acontece na política e na cidade de Paraíso. Tem quem só quer ver o circo pegar fogo. Qual nossa sugestão? Pau neles Marcelo!!!

Causo 14 – SINE em apuros;

Já que foi citado o termo "boatos", más línguas dão conta de que vão fechar o Sine. Depois da EMATER agora é o SINE. Faltam funcionários e o trabalho também não está lá essas coisas. Pra ajudar é mais um contrato na gaveta das possíveis negociações... Eita prefeitura... Uns já falam: É A MUDANÇA QUE VOCÊ CONQUISTOU...

Causo 15 – Quem quer ser jornalista?

Ponto para a nossa TV Sudoeste que disponibilizou cursos para cinegrafista, edição e reportagem. Noções básicas naturalmente, mas para quem está querendo começar é assim mesmo e com isso se descobre novos talentos da comunicação. Aproveitem...

Causo 16 – Cuidado que o MP te pega;

O MP recomendou ao Prefeito Reminho que anule alvarás provisórios dos taxistas. A pena do descumprimento da ordem é improbidade administrativa... Putz... Nem assim o Reminho consegue trabalhar...

Causo 17 – Conexão;

Os problemas de internet em Paraíso continuam. A tal de Máster Cabo está mais para Mini Soldado raso... A verdade é ela anda passando o cabo no povo, literalmente. É a empresa que mais recebe reclamações e pra ajudar não tem serviço de atendimento ao cliente, o SAC... Deve estar sem conexão com seus clientes... Atenção Procon, e o consumidor? Como é que fica?

Causo 18 – Saudades de você;

O que aconteceu com nosso amigo Márcio Westin??? Figura carismática e sempre presente em eventos sociais.. De repente sumiu... Nem discutir com a Secretaria de Saúde ele tem ido... Alguns diziam que ele era arroz de festa... Acho que não! Estamos sentindo sua falta...

Causo 19 – Troca Troca;

E já que estamos falando de saúde, o prefeito deve trocar a Secretária Dulcinéia Barroso pelo companheiro Ademar Pascoalino. A informação é extra-oficial, mas se concretizada vai abalar os meios políticos paraisenses. Na verdade o abalo não pelo ingresso de Ademar e sim pelos motivos da saída de Dulcinéia. Porque Dulcinéia está saindo? 

Causo 20 – Simples assim;

Mas essa resposta todo mundo tem na ponta da língua. Dul vai ser a cabo eleitoral-mor na campanha de Mendonçinha, quer dizer, de Daniel Mendonça para Deputado Estadual.

Causo 21 – UPA pra todos nós;

Pra encerrar, num sobrevoo razante pelos lados do Pronto Socorro, vi as máquinas de terraplenagem (pelo menos duas) já trabalhando na construção da UPA. UPA, quer dizer ufa, essa obra está no prazo...


Agora, vou entrar em concentração para assistir as quartas de final da Copa e rezar para São Fuleco, para que o tal de James esteja mais para Bond do que Rodrigues. Tchau...